sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A importância da Educação Infantil

Para saber qual o papel da escola na vida e futuro da criança, é preciso compreender um pouco esse "universo". A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. É nessa fase que ela começa a desenvolver suas capacidades físicas, cognitivas, afetiva, estética, ética, de relacionamento interpessoal e de inserção social. O período é tão importante que a Lei de Diretrizes e Bases 9349, promulgada em 1996, garante a toda criança de zero a seis anos o direito à educação infantil e, ao Estado, o dever de promovê-la. 

Outro fator que torna a educação infantil importante é porque ela serve como alicerce para o conhecimento que a criança vai adquirir durante a vida. Se esse período for frustrante, traumático, pode vir a comprometer o desenvolvimento escolar, social e afetivo. É recomendado  aos pais procurarem por escolas sérias, que compartilhem de ideais parecidos com os da família. 


Ingressar na vida escolar desde cedo também favorece as relações sociais. Por volta dos dois anos de idade, os pequenos deixam a fase do egocentrismo. Nesse momento, começam a ter com mais clareza a ideia do outro. Como hoje em dia muitas crianças não têm irmãos, o local para o contato com outras crianças é a escola. Este ambiente propicia envolvimento, ideias de coletividade e de companheirismo.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Seja um bom líder

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades.
Sob pressão, o líder é aquele que precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e espontânea. Mas… como os líderes sabem tomar as melhores decisões?
 O processo de determinar com convicção o desfecho de uma situação imprevista está relacionada com o acúmulo de experiências adquiridas de circunstâncias cotidianas. Depois de tantas vezes, eles tornam-se imunes à pressão e intuitivos em elaborar estratégias. Os líderes mais bem-sucedidos são aqueles que tomam decisões instintivas.

Algumas dicas para serem observadas:

  • Trazer segurança para a equipe
  • Fazer acontecer
  • Comunicar expectativas
  • Desafiar a equipe a pensar
  • Ser responsável com a equipe
  • Ser o exemplo
  • Recompensar o bom desempenho 
  • Fornecer feedback
  • Fazer perguntas e pedir conselhos
  • Resolver problemas
  • Criar positividade ao ambiente
  • Investir em um bom relacionamento
  • Saber a influência que possui

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Você sabe para que serve o PPP?

Falar de uma proposta pedagógica é falar em construção e definição de idéias de todos os envolvidos dentro da educação. Falar em projeto pedagógico é falar em futuro, em planejamento consistente e que vise um contexto participativo, onde o passo inicial é a elaboração do marco referencial, sendo este a luz que deverá iluminar o fazer das demais etapas.
Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana. O Projeto Pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica e administrativa ou mesmo burocrática. É utilizado a fim de realizar sonhos, é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

domingo, 27 de setembro de 2015

Qual a função do Coordenador Pedagógico?

Dentro da escola, a função de coordenador pedagógico nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o profissional que exerce o cargo é um auxiliar do diretor para as questões burocráticas. Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E o pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido. Porém é essa palavra que define a tarefa do coordenador: fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre. Para isso, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da escola.
A confusão sobre as tarefas do coordenador - em muitas redes também chamado de orientador ou supervisor pedagógico - está relacionada a concepções diferentes sobre a maneira como ele se torna um bom profissional. Há quem acredite que ensinar é uma vocação e, por isso, o "dom" nasceria com a pessoa. Outros afirmam que ele aprende por tentativa e erro, acumulando experiências de sala de aula. E ainda existem os que defendem que o domínio do "como ensinar" vem da mera reprodução de roteiros prontos de aulas e de atividades. A necessidade de haver formação continuada só surge quando o professor é visto como um profissional que deve sempre aperfeiçoar sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela e tem contato com o conhecimento didático. É aí que surge o papel de formador do coordenador pedagógico, que se torna imprescindível para orientar esse processo.

Para bem cumprir a função, ele deve estar sempre atualizado (o que significa estudar muito) com as didáticas específicas - compostas dos saberes sobre os conteúdos, da forma de ensinar cada um deles e da maneira como as crianças aprendem.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Os sintomas da Síndrome de Burnout



A síndrome de burnout é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional ou mental devido ao acúmulo de estresse no trabalho, sendo, por isso, muito comum em profissionais que têm que lidar com a pressão ou a responsabilidade, como os professores ou enfermeiros, por exemplo.
Desta forma, os sintomas físicos da síndrome de burnout incluem:
  • Dores de cabeça constantes;
  • Tonturas;
  • Alterações no sono;
  • Problemas digestivos;
  • Falta de ar;
  • Excesso de cansaço.
Já os sintomas psíquicos da síndrome de burnout podem ser:
  • Ansiedade;
  • Dificuldade em concentrar-se;
  • Variações de humor;
  • Perda de motivação no emprego;
  • Ficar isolado dos colegas de trabalho.
Além disto, outros sinais da síndrome de burnout incluem o indivíduo demorar muito tempo em realizar as suas tarefas profissionais, assim como faltar ou chegar atrasado muitas vezes ao trabalho

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A Síndrome de Burnout

Você já ouviu falar na Síndrome de Burnout?


A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.


Palestra sobre a Síndrome de Burnout
25 de setembro às 19 horas na FUNESA
R$10 e 1kg de alimento não perecível.
Maiores informações 
79-99061892
Luciana Martins 

sábado, 12 de setembro de 2015

Palestra sobre Técnicas de Liderança

Foi um momento de muita aprendizagem .
Os lideres mesmo os mais experientes ,precisam de atualização e assim exercer sua função com afinco e competência 
Essa palestra foi no dia 11 de setembro .
Aguardem que terá a próxima palestra sobre Técnicas de Liderança Parte II ,onde serão abordados temas de suma importância.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Você sabe o que é procrastinar?

                     A palavra procrastinação significa adiamento de uma ação. A grosso modo poderíamos dizer que seria aquela mania de deixar tudo para depois. Adiamos o máximo possível algo que poderíamos ter começado antes.
                Citarei um exemplo bem comum para ilustrar a procrastinação: Um universitário tem que entregar um trabalho daqui um mês, mas ele acaba deixando de lado isso, até que falta apenas um dia para entrega do trabalho. O universitário então tem que dar conta de fazer o trabalho em um dia, sendo que poderia ter feito com mais tranquilidade nos 30 dias que se passaram.
                        É interessante analisarmos que a procrastinação só prevalece no dever. Não procrastinamos coisas que gostamos ou sentimos prazer. O psicólogo Joseph Ferrari no seu livro Procrastinação relata: “a maioria de nós começa o dia procrastinando, ao apertar aquele botão do despertador que permite ficarmos na cama por mais cinco minutinhos.”
Quando procrastinamos deixamos de fazer algo. Nesse sentido é importante analisar a si mesmo e verificar em quais momentos você procrastina. 

4 Dicas para acabar com a procrastinação

1) Conheça sua personalidade

2) Enumere suas tarefas

3) Defina prazos de suas atividades

4) Faça imediatamente

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Liberter-se da sua zona de conforto

Muitas pessoas estão insatisfeitas com suas vidas pessoais e profissionais, mas sentem muito medo de mudar e perder o que já foi anteriormente conquistado. A frustração com o problema atual pode ser grande, mas o receio da mudança é ainda maior. Se você se identificou com essa situação, significa que entrou em sua zona de conforto. A zona de conforto pode ser definida como os comportamentos, pensamentos e atitudes que são constantemente repetidos por um indivíduo quando ele já está acostumado com determinada situação.Sair dessa zona é também se libertar daquela situação atual em que você se encontrar e está insatisfeito.


A zona de conforto representa o que é seguro, previsível e, claro, confortável para a pessoa. Desta forma, classificam-se cenários que não causam nenhum tipo de estresse, ansiedade ou medo, como um trabalho que você já domina ou um casamento de muitos anos. Você pode reconhecer que entrou em sua zona de conforto quando as atividades que exerce, em qualquer esfera da vida, já não ocasionam ansiedade ou não exigem mais nenhum tipo de risco. Neste contexto, sua performance é boa e constante, mas limitada, já que nenhuma tentativa nova (e, por consequência, nenhum erro) é permitida.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Você sabe o que é motivação?

A motivação é uma aptidão fundamental para o dia a dia. Manter-se motivado é importante para conquistar uma vida profissional e pessoal repleta de bem-estar. Então você está pronto para ficar motivado? Entenda como você pode elevar o grau de motivação das pessoas e como o processo traz direcionamento para conquistar o sucesso desejado.
Siga as instruções para se ter um alto grau de motivação :
  • Se ame
  • Valorize as sua habilidades
  • Minimize os seus conflitos
  • Você tem valor
  • Não dê valor aos nãos que recebe
  • Saiba que você é capacitado para tal função e por isso siga seus instintos e seus sonhos.
  • Seja grato com as pessoas
  • Seja sempre do bem
  • Pensamentos positivos 
  • Seja otimista sempre
  • Veja algo bom até nos momentos ruins.

sábado, 15 de agosto de 2015

Capacitação Pedagógica

A Capacitação  Pedagógica  é um excelente caminho para a formação dos profissionais da Educação.O professor precisa sempre se atualizar,estudar e sempre ter sede de conhecimentos.
O Berçário Nosso Ninho, acredita na formação de seus profissionais e hoje foi um dia de muita aprendizagem a LGM Consultoria Pedagógica capacitou seus colaboradores com os seguintes temas:

  • A diferença entre grupo e equipe
  • Ética
  • Relacionamento INTERPESSOAL E INTRAPESSOAL 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Seja um Líder que todos gostariam de ter

Falar de liderança não é nada fácil e liderar uma equipe muito menos.
O bom líder precisa ter algumas competências para que ele possa conduzir uma equipe de forma a atingir os resultados esperados .
Que competências são essas:
  • Liderar
  • Focar em resultados
  • Comunicar
  • Tomar decisões
  • Avaliar performances
  • Administrar conflitos
  • Planejar
Também cabe ao líder
  • Participar do processo de seleção dos profissionais
  • Proporcionar o treinamento 
  • Acompanhar e avaliar o desempenho de cada um da equipe
Líder é aquele que conduz o seu grupo para a obtenção das metas corporativas com credibilidade ,respeito e justiça.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Palestra sobre a Síndrome de Burnout
Data:25 de setembro 
Local:FUNESA Aracaju se
Horário:19h
Informações :79-99061892
Valor:R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível para doar ao Lar Esmeralda.
Palestrante : Luciana Martins
LGM Consultoria Pedagógica.

Consultoria Pedagógica

Bom dia !!
A LGM Consultoria Pedagógica está agora atualizando seu blog,com muitas novidades ,textos pertinentes na área da Educação e registrar as palestras futuras.
1ª Palestra
Dia 11 de Setembro
Tema: Técnicas de Liderança
2ª Palestra
Dia 25 de setembro
Tema: Síndrome de Burnout
Local Funesa
Valor : R$ 10 e 1 kg de alimento não perecível para ser doado para a Instituição Lar Esmeralda.