Até os insensatos quando se calam passam por sábios
Sócrates, o sábio filósofo grego, dizia que a eloquência é, muitas vezes, uma maneira de exaltar falsamente o que é pequeno e de diminuir o que é, de fato, grande. A palavra pode ser mal-usada, mascarada e empregada para a dissimulação. É por isso que os sábios sempre ensinaram que só devemos falar alguma coisa “quando as nossas palavras forem mais valiosas que o nosso silêncio”. A razão é simples: nossas palavras têm poder para construir ou para destruir. Elas podem gerar a paz, a concórdia, o conforto, o consolo, mas podem também gerar ódio, ressentimento, angústia, tristeza e muito mais. “Mesmo o estulto, quando se cala, passa por sábio, por inteligente, aquele que fecha os lábios” (Pr 17,28).
Engraçado mesmo ,eu estar falando sobre isso..logo eu que falo muito e muitas vezes não consigo deixar de falar o que penso.Mas ,realmente , ficar em silêncio é uma atitude muito sábia e confesso que estou me aprimorando nisso.
O silêncio é valioso, sobretudo quando estamos em uma situação difícil, quando é preciso mais ouvir do que falar, mais pensar do que agir, mais meditar do que correr. Tanto a palavra quanto o silêncio revelam o nosso ser, a nossa alma, aquilo que vai dentro de nós. Jesus disse que “a boca fala daquilo que está cheio o coração” (cf. Lc 6,45).
Então ,vamos praticar o silêncio!! Deus nos fala através do silêncio também,é através do silêncio que ouvimos a voz de Deus em nossas vidas,as angústias,ansiedades ,medo, insatisfações...tudo isso nos consome,nos faz pequeno em nós mesmo,mas temos o silêncio em nosso favor .È no silêncio,que nos encontramos com nós mesmos,com a nossa pequenez.
Silencie um pouco,faça isso um habito ,tenha o silêncio o seu aliado nas horas que você quer gritar e esbravejar pelo mundo afora !!!!
Silêncio!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário