O coordenador atua como elo entre a escola
e a família, entre os professores e seus diferentes projetos. É fundamental
para construir ambientes e práticas educativas ricas e geradoras de
aprendizagens para todos que convivem na escola.
O trabalho do coordenador é fazer com que a
equipe de professores seja colaborativa, as crianças aprendam e as famílias
participem do projeto educativo da escola. Ser coordenador na escola
contemporânea é, portanto, um desafio. Porém muitos têm conseguido atingir
esses objetivos em escolas de todo o país - o que lhes traz muita
satisfação.
Para auxiliar os professores, o coordenador
compreende as competências e saberes específicos de cada faixa etária. Quem
atua na Educação infantil, por exemplo, entende que a organização dos
ambientes, Educação e cuidado são indissociáveis nesse estágio. Assim, orienta
os professores a respeitar as formas de conviver e aprender com as crianças pequenas.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, o
coordenador precisa se atualizar e conhecer as teorias e práticas de
alfabetização. Dessa maneira, capacita sua equipe para construir nas crianças comportamentos de
leitores e escritores. Nos anos seguintes do Ensino Fundamental, o coordenador
continua organizando situações para discutir os processos de ensino e de
aprendizagem, as didáticas de cada disciplina, a interdisciplinaridade e a
avaliação dos alunos. O CP leva a equipe docente a refletir e chegar a acordos
sobre esses pontos. Em todos os anos, o coordenador tira dúvidas das famílias e
media sua relação com a escola; faz contato com a comunidade; organiza eventos
significativos para o calendário e auxilia o diretor nos diferentes aspectos de
gestão.
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